quinta-feira, 11 setembro, 2025

Hora de escolher a escola de seu filho? Conheça as linhas pedagógicas atuais!

 

Oi, moms,

Eu me lembro que antes de decidir a escola dos meus filhos, vivi o maior dilema. Fiquei muito indecisa com tantas opções: Qual linha pedagógica? Bilíngue ou não? Manhã ou tarde? Etc.

Sempre pensei que queria que eles crescessem com repertório e senso crítico para enfrentar a vida, mas também quero que eles sejam felizes, sem um excesso de cobranças desnecessárias. Tenho certeza de que é a família que transmite os valores fundamentais de um ser humano, mas acredito muito no papel da escola.

Conforme ia conversando com as pessoas, ficava ainda mais confusa, pois todo mundo fala BEM e MAL de TODAS as escolas. Por isso, decidi tirar as minhas próprias conclusões e fazer visitas em algumas escolas para poder conhecer melhor cada pedagogia, espaço etc…

Em primeiro lugar, acho que nossos filhos devem estudar perto de casa, para evitar que eles passem muito tempo no trânsito, que além de cansativo, é perigoso (principalmente nas grandes cidades).

Bom, antes de fazer as visitas, decidi entender um pouco das linhas pedagógicas que existem atualmente. Vejam abaixo um resumo simples das características principais de cada linha:

 

 

Linha Construtivista

O Construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e ao desenvolvimento do raciocínio.

O estudante é que constrói o conhecimento, por meio da formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do Construtivismo é que o aluno adquira autonomia. A ênfase está no aspecto cognitivo.

 As disciplinas são trabalhadas em uma relação mais próxima com as crianças e envolve diversos elementos, como música e dramatização. As séries são organizadas em ciclos.
 As disciplinas estão voltadas para a reflexão e autoavaliação, portanto a escola não é considerada rígida.

Avaliação: A linha construtivista foi idealizada para que não houvesse provas, uma vez que a criança deve construir o conhecimento ao longo das aulas. As escolas, no entanto, podem adaptar esse conceito em suas avaliações.

 

 

Linha Tradicional

Na pedagogia tradicional o professor é a figura central, ele ensina as matérias de maneira sistematizada. As escolas que adotam a linha tradicional acreditam que a formação de um aluno crítico e criativo depende justamente da bagagem de informação adquirida e do domínio dos conhecimentos consolidados. Geralmente, as aulas são expositivas, com muita teoria e exercícios sistematizados para a memorização. O professor é o guia do processo educativo e exerce uma espécie de “poder”. Tem como função transmitir conhecimento e informações. As avaliações são periódicas, por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o aluno conseguiu absorver.

São escolas que preparam seus alunos para o vestibular desde o início do currículo escolar e enfatizam que não há como formar um aluno questionador sem uma base sólida, rígida e normativa de informação.

Avaliação: A forma de promoção é a avaliação, que mede a quantidade de conhecimento que foi memorizada. Quem não alcança a pontuação mínima é reprovado e deve cursar a mesma série novamente.

 

 

Linha Waldorf

Fundada por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, a pedagogia Waldorf é orientadada a partir de pontos de vista da Antroposofia. A trajetória da criança é composta por ciclos de sete anos, nos quais ela tem um tutor. As aulas da Educação Infantil nesse sistema têm ênfase em artes e em trabalhos manuais, como marcenaria, culinária etc.

O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corporais, artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes.

Não há repetência, justamente para que as etapas de aprendizagem possam estar em sintonia com o ritmo biológico próprio de cada idade.

No primeiro ciclo (0-7 anos), a ênfase é no desenvolvimento psicomotor, essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas; não inclui o processo de alfabetização.

O segundo ciclo (7-14 anos), que corresponde ao Ensino Fundamental, compreende a alfabetização e a educação dos sentimentos, para que os alunos adquiram maturidade emocional. Nesta fase, não existe professores específicos para cada disciplina, mas sim um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante os sete anos.

Já no terceiro ciclo, equivalente ao Ensino Médio (14-21 anos), o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.

Avaliação: Para avaliar os alunos, procura-se abolir provas; a avaliação é feita por sua participação e por trabalhos que podem ser escritos, artísticos etc.

 

 

Linha  Montessoriana

O método parte da ideia de que a criança é dotada de infinitas potencialidades. Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria.

As salas de aula das escolas que adotam essa pedagogia têm, em média, 20 alunos e procuram ter diversos materiais para estimular a aprendizagem. Em vez de a professora passar as lições, as atividades ficam dispostas em sala e o aluno escolhe qual irá fazer no dia. Ele deve cumprir os módulos obrigatórios para avançar nos estudos. As salas podem ser ordenadas por séries, como no ensino tradicional, ou por ciclos, com mais alunos de idades diferentes na mesma sala.

Os alunos são expostos a trabalhos, jogos e atividades lúdicas, que os aproximem da ciência, da arte e da música.

Avaliação: Pode ter provas ou não, de acordo com a escola. Quando não há provas, a avaliação é feita a partir dos registros que o professor tem sobre a produção do aluno. No final do Ensino Fundamental e do Médio pode haver monografia.

 

Fontes:

http://educacao.uol.com.br

http://www.pedagogia.com.br

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu coloquei meus 2 filhos em uma escola bilíngue a UP School, eles amam!!! Os meus frequentam o periodo da manha e tambem tem uma rotina em casa super tranquila, chegam almoçam, dormem acordam vao para o clube, banho janta, higiene, hora da leitura(sugestao da escola!) e soninho.

    Ju nos conte o desfecho da sua escolha…rs

    bjos e boa sorte!

    • Oi Fe, adorei sua mensagem! Depois que eu decidir vou compartilhar minha escolha com vcs! Que bom saber que vc gosta da escola bilingue, estou começando a considerar essa hipótese também… Acho que esta decisão sobre a escolha da escola está sendo a mais difícil desde que me tornei mãe. Um beijão Ju

  2. Oi,
    Realmente escolher a escola e muito dificil! Coloquei o Bernardo na Habitat e ele ama! Esta se desenvolvendo super bem!!!

  3. Karina, td bem? Montei um grupo no facebook chamado Escolas e Cia, para ajudar moms e trocar experiencias.
    Adorei esse post esclarecendo sobre as varias linhas pedagógicas,.
    Gostaria de convida-lá para fazer parte do grupo e saber se posso publicar esse seu post no grupo!

    Abcos
    Suzana Campos Salles Monoli

    • Olá Suzana, tudo bem? Que bom que você gostou do post. Pode sim colocar no seu grupo do Facebook, e seria legal voce colocar a fonte do nosso blog para as outras pessoas conhecerem. Quero muito fazer arte deste grupo, pode me adicionar. Estou como Ju Freire da Costa Silveira.
      Um beijo

  4. Ju,
    Eu quase desisti qdo vi q nao tinha vaga no período da manhã… Pois minha filha dormia de manha tipo 1 hora, e dormia lá pelas 15 e 30 até umas 17 hs a tarde.. Ai eu tinha dó de colocar de tarde pois ela perderia a soneca da tarde, mas, oque me surpreendeu foi que eu puxei a soneca da manhã para mais cedo, tipo 10 , 10 e 30, e ela dorme até 12 hs…ai almoça, e 12 e 50 saio para levar ella p escola. Oque aconteceu foi que como ela nao esta tirando a soneca da tarde , ela esta indo dormir 1 hora e meia mais cedo 19 e 30, antes ela dormia as 21 hs e ainda chorava , reclamava…
    Agora com a escola, ela chega cansada, mas bem humorada, e vai dormir sem dar um piu….
    Ou seja muito melhor encerrar as atividades 19 e30 do que as 21 hs .. ( para mim )
    Se vc for pensar em qualquer período q ela for estudar ela vai perder uma das sonecas, e se vc parar para pensar, tipo das 8 da manha até 12 ,o tempo voa,parece que da 1 as 5 o dia é mais bem aproveitado.
    Vale a pena colocar a tarde, a nao ser que seu filho acorde as 5 , 6 da manha e nao tire soneca de manha tb, pois ai a sua manha fica muito longa tb..
    Nossa falei muito ..rsrsrs, mas é que eu quase desisti e coloquei no ano q vem tb,e hj vejo que fiz a melhor escolha, e nao vou mudar.

    • Ka, que bom saber da sua experiência! Estou com muita duvida sobre o horario da escola…ainda mais que estou gravida e a bebê nasce em fevereiro, então seria ótimo se o Olavinho já estivesse adaptado na escolinha quando a irmazinhã nascer, para ele não sentir tanta mudança. Vou ligar na Viva esta semana para tomar alguma decisão…depois te conto… mas vc já me ajudou muito. Obrigadão. Mil bj

  5. Concordo que a escolha da escola dos pequenos deve ser bem pensada, localização, método….
    Coloquei a minha filha de 1 ano e 3 meses esse mês, na escola viva ( construtivista) , e estou amando, e ella tb!
    Minha primeira opção era pelo horário da manhã, mas só consegui vaga no período da tarde, e no final das contas ela se adaptou muito bem, fica das 13 hs as 17 hs , chega em casa janta , brinca um pouco, toma banho e cama! 19 e 30 esta dormindo que nem um anjinho…
    Acho que qdo sao pequenos o horário da tarde acaba sendo melhor….
    Bjs

    • oi Karina, tudo bem? eu também acabei escolhendo a escola Viva, que coincidencia! Amei a escola… mas ainda não matriculei o Olavinho justamente por causa do horário, pois tbm quero de manhã e não tinha vaga, então estou aguardando o próximo ano… mas legal saber que sua filha se adaptou, ainda estou pensando se coloco ou não a tarde. Quem sabe nos encontramos lá? Um beijo Ju

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Doenças Respiratórias: Principais cuidados no Outono e Inverno

Venha saber quais são os principais cuidados no Outono e Inverno para prevenir as Doenças Respiratórias e como se...

Como conseguir o equilíbrio do uso da tecnologia na vida de nossos filhos?

  Oi, moms, Tudo bem? O post de hoje foi escrito exclusivamente para o Just Real Moms, pelas nossas colunistas pedagogas da...

As mudanças na pele das gravidinhas e o que fazer com elas

  Olá, meninas! Tudo bem? O post de hoje foi feito especialmente para as gravidinhas de plantão, pois vamos falar sobre as...

10 coisas simples para fazer com seu filho em 2019 para uma infância feliz!

  Oi, meninas! Tudo bem? E num piscar de olhos, mais um ano se passou! E é em dias especiais, como hoje, que...